6 de mai. de 2008

Ego da Semana: Tom of Finland

Seu verdadeiro nome era Touko Laaksonen. Nasceu em 08 de maio de 1920 na Finlândia. Cresceu vendo os homens que trabalhavam nos campos e florestas, os fazendeiros e lenhadores, homens que carregavam a aspereza e a selvageria do campo. Seus pais eram professores de escola e educaram Touko numa atmosfera de arte, literatura e música. Aos cinco anos o menino tocava piano e desenhava tiras em quadrinhos. Ele amava a arte, a literatura e a música, mas amava ainda mais aqueles homens rudes.
Sua fascinação por homens fortes, rudes e uniformizados cresceu quando Tom serviu o exército na Segunda Guerra. Esse universo de dominação foi a grande inspiração para seus desenhos, que muitas vezes retratavam suas próprias experiências sexuais.
Em 1957, com psudônimo "Tom", enviou seus desenhos para uma revista americana e ganhou a capa da edição de primavera. Foi uma sensação. A demanda pelos chamados "desenhos sujos" aumentou rapidamente, mas ainda sendo considerada uma arte "de segunda" e mal paga.
Somente nos anos 70, com exibições pela Europa e América, sua arte começou a ser reconhecida. Hoje, suas ilustrações alcançam valores altíssimos no mercado das artes. Essas ilustrações desempenharam um papel decisivo na afirmação da arte erótica gay, que sempre era vista como simples pornografia e desprezada por museus e galerias.Após ser diagnosticado doente de enfisema em 1978, Tom foi diminuindo suas viagens, mas continuou desenhando até falecer em 1991, aos 71 anos.
Para ver mais desenhos, clique aqui.

1 comentários:

AlterEgo disse...

FAntástico, esse cara já faz parte da cultura dita gls...

Related Posts with Thumbnails